Autoria- Tiago Rodrigues
Grupo- Teatro do Rei
Encenação e Concepção Plástica Geral- João Costa
Vídeo- João Costa
Figurinos-Teatro do Rei
Adereços-Teatro do Rei
Música-Vários
Interpretação: Carla Gomes, Cátia Fernandes, Fábio Santos, João Mendes, Márcio Quintanilha, Margarida Ferreira, Vânia Domingues
Assistentes: Cheila Mesquita, Diana Jesus, Diogo Ferreira, João Rodrigues
Sinopse:
O coro dos maus alunos é a história de um professor contada pelos seus alunos. Pretende ser uma história sobre o poder transformador do ensino, sobre o crescimento intelectual e humano de um grupo de jovens inspirados por um professor invulgar e sobre a ameaça que o pensamento livre constitui para um sistema escolar burocrático e desumanizado, onde os valores democráticos são apenas uma fachada. É também uma história sobre o preço a pagar pela procura da verdade.
Ao longo da peça, um grupo de alunos relata o processo de expulsão do seu professor favorito. Um professor mais preocupado em ensinar os seus alunos a pensar do que a serem capazes de debitar o programa curricular. Um velho professor de filosofia com uma “alma jovem”, fã de controvérsias e promotor do espírito crítico dos seus alunos em relação à escola. Acusado de “confundir os alunos” e de manter com eles relações que ultrapassam os limites de uma relação entre professor e aluno, o professor é submetido a um processo onde as suas acções são esmiuçadas e examinadas. Impotentes perante o julgamento e punição do seu professor, resta aos alunos registar e tornar pública a injustiça que testemunharam. No entanto, é necessário primeiro garantir que são ouvidos por todos.
Grupo- Teatro do Rei
Encenação e Concepção Plástica Geral- João Costa
Vídeo- João Costa
Figurinos-Teatro do Rei
Adereços-Teatro do Rei
Música-Vários
Interpretação: Carla Gomes, Cátia Fernandes, Fábio Santos, João Mendes, Márcio Quintanilha, Margarida Ferreira, Vânia Domingues
Assistentes: Cheila Mesquita, Diana Jesus, Diogo Ferreira, João Rodrigues
Sinopse:
O coro dos maus alunos é a história de um professor contada pelos seus alunos. Pretende ser uma história sobre o poder transformador do ensino, sobre o crescimento intelectual e humano de um grupo de jovens inspirados por um professor invulgar e sobre a ameaça que o pensamento livre constitui para um sistema escolar burocrático e desumanizado, onde os valores democráticos são apenas uma fachada. É também uma história sobre o preço a pagar pela procura da verdade.
Ao longo da peça, um grupo de alunos relata o processo de expulsão do seu professor favorito. Um professor mais preocupado em ensinar os seus alunos a pensar do que a serem capazes de debitar o programa curricular. Um velho professor de filosofia com uma “alma jovem”, fã de controvérsias e promotor do espírito crítico dos seus alunos em relação à escola. Acusado de “confundir os alunos” e de manter com eles relações que ultrapassam os limites de uma relação entre professor e aluno, o professor é submetido a um processo onde as suas acções são esmiuçadas e examinadas. Impotentes perante o julgamento e punição do seu professor, resta aos alunos registar e tornar pública a injustiça que testemunharam. No entanto, é necessário primeiro garantir que são ouvidos por todos.
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